Deficiência auditiva no acesso aos idiomas, ao exame

No Comments

O  Centro Estadual de Referência de Autonomia Pessoal e Assistência Técnica (Ceapat) e o Instituto de Idosos e Serviços Sociais (Imserso) organizaram um dia interessante sobre o aprendizado de idiomas para pessoas com problemas auditivos, que ocorrerá amanhã, 7 de abril .

Aprender um idioma, além da língua materna, não é algo simples. Embora o tempo e o estudo do vocabulário e da gramática sejam importantes para alcançá-lo, é importante conhecer o som das palavras e a entonação das frases .

Por esse motivo, as pessoas com deficiência auditiva têm um problema adicional se desejam aprender um idioma. E falamos de algo que hoje é praticamente essencial para muitas pessoas, principalmente para os jovens que podem achar mais fácil acessar o mercado de trabalho.

Por tudo isso, o dia a que nos referimos se torna, se possível, mais interessante. Após eu ter feito um curso de libras online eu aprendi a comunicar corretamente com deficientes auditivos, e comecei a entender melhor a importância de comunicar corretamente com essas pessoas.

Conteúdo do dia

Após a apresentação do diretor da CEAPAT-IMSERSO, Miguel Ángel Valero , o dia começará com a apresentação do diretor de Compreensão e Conversação e assessor da Fundação Dales la Word, Marc Pierre Philipe Monfort . Ele será quem fala sobre os novos desafios e oportunidades das pessoas com deficiência auditiva no acesso aos idiomas.

Depois de uma mesa redonda na qual serão discutidas opções sobre como facilitar o acesso a um segundo idioma, Andrew Godfrey , consultor em acessibilidade auditiva, abordará a inteligibilidade da fala sob a premissa da importância dos padrões.

Por sua vez, a FIAPAS moderará outra mesa redonda sobre “Um ambiente acessível para participação” e que dará lugar a experiências e depoimentos dos usuários. Na mesma parte Mª Dolores Bermejo , assessor pedagógico.

O dia, que começará às 21h e terminará às 14h, terminará com uma apresentação de Victoria Marrero , diretora do Centro Universitário de Idiomas a Distância da UNED (CUID-UNED), que analisará o desafio que a Universidade tem para o ensino. e / ou aprendizado de idiomas para alunos com deficiência auditiva.

 Registro prévio

O dia é destinado a pessoas com deficiência auditiva, bem como a suas famílias ou associações e fundações que trabalham direta ou indiretamente com essas pessoas.

A assistência também está aberta a escolas de idiomas, centros educacionais, especialistas em acessibilidade e arquitetos, entre outros profissionais que possam estar interessados. A reserva do local deve ser feita no site da Ceapat.

Categories: Estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *